Você sabe a semelhança entre juros e melancias?

Entenda de uma forma lúdica como calcular a taxa de juros

6/16/20242 min read

Bem, durante minha vida corporativa, aprendi que fazer perguntas ajuda muito no aprendizado, tanto para quem você está treinando, pois te ajuda a entender como as pessoas pensam, quanto para aprender com os possíveis questionamentos que surgem em uma saudável discussão.

Na área de educação financeira, é a mesma coisa. Diversas vezes me deparo com dúvidas ou bloqueios e sempre me pergunto como explicar de uma forma diferente para que as pessoas possam entender.

Pois bem, é aqui que surgiram as melancias. Por diversas vezes tentei explicar taxa de juros e a maior parte das pessoas não consegue responder algo simples como:

Se a taxa de juros é de 10% ao ano, quanto você terá de juros em 1 ano e meio?

Aqui, independentemente de juros simples ou compostos, espero que a pessoa me diga algo como 15%. Porém, as pessoas travam e não conseguem responder.

Foi por esse motivo que trouxe as melancias para essa equação e, desde a primeira vez que utilizei, quase todo mundo consegue responder de primeira:

Se você ganha 10 melancias por ano, quantas melancias você terá em 18 meses?

Alguns olham para cima, outros mexem os dedos, há outros que pegam o celular, mas todos entendem que, se em um ano você ganha 10 melancias, em 18 meses, ou seja, um ano e meio você terá 15 melancias.

Simples assim.

E o mais legal, taxas de juros são iguais a melancias. Sempre que você encontrar taxa de juros, troque por melancias e faça a conta.

Exemplo: se a taxa de juros é de 15% ao ano, ou seja, se em um ano você terá 15 melancias, quanto de juros você terá em 2 anos? Exato, 30 melancias, ou seja, 30% de juros em dois anos.

E aí, gostou de fazer contas com melancias?

Bem, antes de me julgarem por essa explicação com melancias, saiba que essa conta vale somente para juros simples, hein. No caso de juros compostos, as melancias continuam funcionando, mas a conta é um pouquinho diferente, ok!?

Caso você tenha interesse em entender de uma vez por todas essa diferença entre juros simples e juros compostos utilizando melancias, que também funciona para taxas de juros, é só clicar [aqui] e ler o outro conteúdo.

Que você ganhe muitas “melancias” com seus investimentos e conte comigo se precisar de alguma ajuda.

Pintando Grana | Sérgio Rossi - Valor além dos números